01.Grand Trail.png

74.5 km
2810m

Columbus Grand Trail (CGT)

O Columbus Grand Trail inicia-se no Forte de São Brás descendo em direção  à Ribeira de São Francisco e ao mar, a partir daqui segue o percurso do trilho de pequena Rota da Costa Sul e Grande Rota de Santa Maria,  passando pelo Monumento Natural da Pedreira do Campo, Grutas do Figueiral, Prainha e Praia Formosa, sendo todos estes locais privilegiados pela presença de fósseis marinhos únicos, pela possibilidade de contemplação do mar e da encosta sul da ilha até ao Forte de São João Batista.

Neste percurso, o piso é maioritariamente percorrido em caminho rural, pastagem e rocha marítima. O percurso prossegue com a subida do Caminho Velho da Praia até ao lugar de Além, inicialmente por caminho de asfalto e depois em terreno rochoso, de dificuldade técnica até ao primeiro posto de abastecimento. Em Além o percurso faz-se por veredas onde antigamente passavam carros-de-bois que transportavam água da ribeira, sendo o terreno técnico, por ser escorregadio, desembocando no caminho rural da Piedade que conduzirá os atletas até ao Geossítio do Barreiro da Piedade e, por entre pastagens, ao cimo do monte da Vigia da Baleia, onde se usufrui de uma vista privilegiada da Costa Sul da ilha.

Na Ponta de Malbusca, num pequeno single track, o percurso passa junto de um fenómeno geológico precioso, a disjunção prismática da Ribeira dos Malos, classificada como geossitio prioritário pelo Geoparque Açores, e sobre a encosta marítima onde se contemplam as vinhas do Sul.

Seguindo o trajeto que coincide com o percurso pedestre da Grande Rota de Santa Maria, os atletas são conduzidos por uma subida no caminho rural em asfalto até ao pequeno povoado do Panasco, passando perto da ermida de N. Sr.ª da Boa Morte.

A descida para a Ribeira do Cardal faz-se por entre mata, num piso argiloso e escorregadio, voltando a subir por entre pastagens até ao povoado do Cardal, onde o casario típico mariense marca a paisagem.

O caminho em asfalto entre o Cardal e o início da descida para a Baía da Maia passará a uma descida técnica nos primeiros currais de vinha deste lugar. Na passagem pela Baía, em caminhos estreitos e ao longo da orla costeira com calhau rolado, o Farol de Gonçalo Velho e a piscina natural estarão sempre em vista até ao segundo posto de abastecimento, na zona balnear da Área de Paisagem Protegida da Baía da Maia.

Em direção à ermida da Boa Viagem, a subida íngreme da encosta faz-se pelas escadarias irregulares que percorrem os currais de vinha, seguindo pelas pastagens húmidas, junto da Ribeira do Aveiro. O caminho de terra conduzirá os atletas ao centro da Freguesia de Santo Espirito, passando por um antigo fontanário entre pastagens e as ruínas de um moinho de vento. A fachada da igreja da Nossa Senhora da Purificação marca o centro da freguesia e os atletas são convidados a contorná-la, seguindo pela Rua do Museu até à copeira de Santo António onde tradicionalmente se servem sopas em honra do Espirito Santo.

Após a subida da Rua do Boquete segue-se uma pequena descida técnica para de novo subir duas pastagens íngremes em direção à Azenha e Fonte Clara, onde o percurso passa a fazer-se por caminhos rurais antigos.

Depois da passagem junto ao Miradouro do Espigão, a descida faz-se em caminho de acesso a pastagens e pela estrada regional que leva os atletas ao anfiteatro natural da Baía de São Lourenço. A descida até ao nível do mar faz-se pelas escadas de pedra basáltica entre os vinhedos da casta americana Isabella.

Percorrendo o passeio marítimo, e depois da passagem pelo terceiro posto de abastecimento, a subida faz-se pela escadaria ingreme da Fajãzinha até ao caminho do Barreiro que em suave descida conduzirá os atletas à Ponta do Norte onde, entre pastagens, se contempla a Baía e ilhéu do Tagarete. A travessia entre o lugar do Norte e os Lagos faz-se por descida em terreno húmido que logo dará lugar a um caminho rural que sobe o Poço Grande e desce a Boavista, de onde se começa a contemplar a freguesia presépio, Santa Bárbara, onde se encontra o quarto posto de abastecimento.

Ao deixar o povoado repleto de casas com a arquitetura típica mariense, a subida faz-se em direção ao Poço da Pedreira, outro geossítio prioritário onde a extração manual da Pedra-de-Cantaria expôs o cone monogenético, tornando-o único. Passando junto dos velhinhos moinhos de vento do Arrebentão, a descida técnica e escorregadia em direção à Ribeira do Forno e Cai’água dará posteriormente lugar à longa subida por caminho rural em direção ao Pico Alto. Na estrada de acesso ao ponto mais alto da ilha, o caminho desvia para um sobe-e-desce em single track longo até às Casamatas, continuando em direção ao lugar das Bananeiras. Na parte final da descida haverá um posto de abastecimento na Casa do Guarda Florestal.

Mantendo-se pelos trilhos da Grande Rota, no lugar das Bananeiras o percurso coincide com o do Trilho da Costa Norte. Iniciando com a descida em caminho rural, em direção à Baía do Raposo, o percurso segue por um túnel natural de vegetação endémica onde se pode ouvir o canto do mais pequeno passeriforme da ilha de Santa Maria – a Estrelinha-de-Santa-Maria. O percurso segue sobre o solo argiloso do Barreiro da Faneca, Área de Paisagem Protegida, que promete testar os limites dos atletas quando estas argilas ficarem coladas aos seus sapatos. No lugar da Cré, a passagem junto do sopé do Monte Gordo faz-se numa descida muito técnica em caminho largo que continua pelas pastagens da Ponta dos Frades até ao lugar onde Cristovão Colombo aportou na ilha em fevereiro de 1493 e onde hoje existe uma grande estátua em sua homenagem.

Depois do posto de abastecimento na Baía dos Anjos, passando junto da piscina natural e do porto de pescas, o percurso segue por pastagens, junto à orla costeira. A partir daqui o terreno relativamente plano e técnico será constante, mesmo nos terrenos da Costa Oeste onde se encontra a plataforma aeroportuária e o Campo Pequeno onde se encontrará o último posto de abastecimento antes da meta. Depois da descida e subida da Ribeira Seca, o percurso segue em direção ao farol do Malmerendo, ao longo da Área Protegida para Gestão de Habitats e Espécies, passando junto das instalações onde em tempos existiram salinas.

Com chegada à estrada Regional, o percurso segue em direção à zona industrial da ilha, cortando para a última passagem técnica que se faz no desvio para a Canada do Campo e que desemboca numa rua paralela à principal artéria da Vila. Passado em frente do claustro do Convento Franciscano onde estão instalados os Serviços Municipais, os últimos metros de prova fazem-se pela calçada típica em paralelepípedos de basalto em direção à meta, no Forte de são Brás.

Columbus Grand Trail (CGT)

Columbus Grand Trail begins at the fortress Forte São Brás, with the descent towards the stream Ribeira de São Francisco and the sea. From this point on, you will follow the course of the Southern Coast Small Route and Santa Maria Great Route, passing by the Natural Monument of Pedreira do Campo, Grutas do Figueiral, Prainha and Praia Formosa. All these locations are special areas, due to the presence of unique marine fossils, for the possibility of observing the sea and the Southern hillside of the island, and São João Baptista Fortress.

This course is mostly through rural roads, pastures and maritime stone. It continues with the ascent of the path Caminho Velho da Praia, until you reach the locality of Além. Initially you will follow an asphalt road and afterwards a rocky terrain, with technical difficulty until you reach the first refreshment post. At Além the course is along a path, where ox carts that transported water from the stream used to pass. This is a technical course because it is slippery and ends at the rural road of Piedade that will take the athletes to the geosite of Barreiro da Piedade and, between pastures, to the top of Vigia da Baleia’s hilltop, from where you can have a privileged view of the island’s Southern coast.

At Ponta da Malbusca, on a single track, the course passes by a precious geological phenomenon, the prismatic disjunction of Ribeira dos Malós, classified as priority geosite by the Azores Geopark and you will be able to enjoy the maritime hillside, from where you can see the Southern vineyards.

Following the course that coincides with the Santa Maria Great Route walking trail, the athletes will be led to an ascent on the asphalt rural road, up to a small locality of Panasco, passing by the chapel of N. Sr.ª da Boa Morte.

The descent to the stream Ribeira do Cardal is between bush, and a clayey and slippery track. You will ascent again along pastures, until you reach the locality of Cardal, where the typical Santa Maria houses are a landmark within the landscape.

The asphalt road between Cardal and the beginning of the descent to Baía da Maia will include a technical descent, in which you will see the first vineyard walls of this location. When passing by Baía da Maia, through narrow paths and along the coastline made out of stones, the lighthouse Farol de Gonçalo Velho and the natural swimming pool will always be at your sight, until you reach the second refreshment post at the bathing area of the Protected Landscape of Baía da Maia.

Towards the Boa Viagem chapel, the steep hillside ascent is made by the irregular stairways that accompany the vineyards. It is followed by humid pastures, next to the stream Ribeira do Aveiro. The earth track will take the athletes to the parish of Santo Espírito, passing by an old fountain between pastures and the ruins of an old windmill. The façade of the church of Nossa Senhora da Purificação marks the centre of the village and the athletes are invited to contour it, continuing by the street Rua do Museu until they reach a house, Copeira de Santo António, where traditionally are served the Holy Spirit soups.

After ascending the street Rua do Boquete, you will have a small technical descent to ascend once more two steep pastures towards Azenhas and Fonte Clara, where the course is along old rural roads.

After passing the viewpoint Miradouro do Espigão, the descent is made on an access path to pastures and by the Regional Road that will lead you to the natural amphitheatre of the bay Baía de São Lourenço. The descent down to the sea level is done on basalt stone stairs along the vineyards of the American vine variety Isabella.

Along the waterfront, and after passing by the third refreshment post, the ascent is made by the steep stairway of Fajãzinha until you reach the Barreiro track that in a gentle descent will take you to Ponta do Norte, where between pastures, it is possible to enjoy the view of the bay and Tagarete islet. The crossing between the locality of Norte and Lagos is made by a descent on humid ground that will change to a rural road that ascends to Poço Grande and descends to Boavista. From here, you will be able to enjoy a view of the village that resembles a Christmas crib scenery, Santa Bárbara, where you will find the fourth refreshment post.

When leaving the village dotted with typical Santa Maria houses, the ascent is towards Poço da Pedreira, another geosite, where the manual extraction of building stone exposed the monogenetic cone, making it a unique spot. After passing by the old windmills of Arrebentão, the technical and slippery descent towards the stream Ribeira do Forno and Cai’água will give way to a long ascent by a rural road towards Pico Alto. On the access road to the island’s highest point, the road detours to an ascent/descent on single track up to Casamatas, continuing towards the location of Bananeiras. At the end of the descent, there will be a refreshment post at Casa do Guarda Florestal (Forester’s House).

Continuing on the Great Route trails and at the location of Bananeiras the course coincides with the Northern Coast Trail. You will start the descent on a rural road, towards the bay Baía do Raposo. The trail continues through a natural tunnel of endemic vegetation, where you can hear the smallest bird of Santa Maria Island - the Santa Maria Goldcrest. The course continues on the clay soil of Barreiro da Faneca, a Protected Landscape area that will test your limits, when this clay will stick to your shoes. At the location of Cré, the passage by the foothill of Monte Gordo is made on a very technical descend, on a wide track that continues through the pastures of Ponta dos Frades down to the place, where Christopher Columbus disembarked on February 1493 and where exists a great statue in his honour.

After passing the refreshment post in Baía dos Anjos, the natural swimming pool and the fishing harbour, the course continues through pastures, along the coast. From this point on, the relatively flat and technical terrain will continue, even at fields of the Western Coast, where the airport platform and Campo Pequeno are located, and where you will find the last refreshment post. After descending and ascending Ribeira Seca, the course continues towards the Malmerendo Lighthouse, along the Protected Area for the Management of Habitats and Species, passing by some structures used for extracting salt.

Arriving at the Regional Road, the course continues towards the industrial area of the Island. You will have the last technical passage at the detour to Canada do Campo. It ends at a parallel road to the main street of the village. You will pass in front of the Franciscan Monastery cloister, where the municipal services are located and the last race metres will be on a typical basalt stone road towards the finishing line at the São Brás Fortress.

02.Trail Marathon.png

Columbus Trail Marathon (CTM)

42.9 km
1440 m
1430 m
Columbus Marathon – (CM 42 km)

Inicia-se junto ao Forte de São Brás e ao sair da vila, descendo para a Ribeira de São Francisco, prosseguindo em direção a Este, num plano ascendente, até à Pedreira do Campo, geossítio que visa a preservação e promoção desta singularidade geológica, paleontológica e vulcanológica, com vista para a costa sul da ilha, continuando por terrenos agrícolas, rumo à Prainha e Praia Formosa, passando pelo Forno e Grutas do Figueirale, pelas ruínas de dois fortes militares e a presença de fósseis marinhos.

Saindo da zona balnear passa-se pela ermida de Nossa Senhora dos Remédios e daqui o percurso segue pelo caminho velho da Praia, antiga passagem que liga a baía à freguesia de Santo Espírito.

O trajecto até à Malbusca, passa por caminhos rurais e alguns troços em estradas regionais, seguindo junto à orla costeira, em direção à localidade do Barreiro da Piedade em direção à Ponta da Malbusca, com vista privilegiada sobre toda a costa sudoeste, passando pela ribeira dos Maloás, um geossítio com uma impressionante formação geológica. Continuando por caminhos agrícolas de terra batida, zonas de mato e terrenos agrícolas até chegar ao Cardal.

Entre o Cardal e o lugar do Norte, segue em direção à Ponta do Castelo, passando pelo miradouro da Tia Raulinha, pelo farol de Gonçalo Velho, na Ponta do Castelo.

Daqui o caminho segue em direção a Norte, passando pela zona das piscinas naturais da Maia e continua até à Lapa de Baixo.

Na freguesia de Santo Espírito, o percurso continua para Norte, passando pelas freguesias de Santo António, Azenha de Cima e finalmente Azenha de Baixo, por um caminho de calçada e terra que leva até ao Miradouro do Espigão, com uma vista imponente sobre a Baía de São Lourenço.

À saída do Miradouro, o caminho segue por entre pastos agrícolas, atravessando a ribeira do Salto em direção à Baía de São Lourenço. Descendo a escadaria por entre vinhas e percorre toda a baía até ao caminho de acesso à Fajãzinha em direção ao Barreiro.

Termina na freguesia de Santa Bárbara, junto à Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Columbus Marathon – (CM 42 km)

The course begins at São Brás Fortress, and when exiting the village,  it goes down to São Francisco stream, continues towards East, ascending until it reaches Pedreira do Campo, a geo-site that aims at the preservation and promotion of a unique geological, palaeontological and volcanological monument. You will be able to see the southern coast of the island. Continue through agricultural lands towards Prainha and Praia Formosa, passing by Forno, and Grutas do Figueirale, by the ruins of two military fortresses and sea fossils.

Leaving the bathing area you will pass by the Nossa Senhora dos Remédios Chapel and from here on you will follow old Praia’s path, an old passage that connects the bay to the parish of Santo Espírito.

The course to Malbusca passes by rural roads, with some sections passing by regional roads. It continues by the coastline towards the locality of Barreiro da Piedade, towards Ponta da Malbusca, with an amazing view over the whole south-western coast, passing by Maloás stream, a geo-site with an impressing geological formation. Continue through agricultural roads of beaten earth track, forest areas and agricultural lands until you reach Cardal.

Between Cardal and the location Norte, continue towards Ponta do Castelo passing by the viewpoint of Tia Raulinha, by Gonçalo Velho lighthouse, at Ponta do Castelo.

From here on, the road goes towards the North, passing by Maia natural swimming pools and continues to Lapa de Baixo.

At the parish of Santo Espírito, the course continues to the North, passing by the parishes of Santo António, Azenha de Cima and finally Azenha de Baixo, through a dirt and stone paved road that will take you to Espigão viewpoint, with a great view over São Lourenço Bay.

When leaving the viewpoint, the road continues through agricultural lands, crossing Salto stream towards São Lourenço bay. It descends then a staircase through vineyards and follows the whole bay until you reach a road that accesses Fajãzinha towards Barreiro.

The race ends in the parish of Santa Bárbara, next to the church of Sagrado Coração de Jesus.

03.Half Marathon.png

Columbus Half Marathon (CHM)