top of page

Regulamento Azores Trail Run® - WINDMILLS TRAIL

(PROVISÓRIO)

​

Cada participante aceita automaticamente os regulamentos do Azores Trail Run® - Windmills Trail ao se registrar com sucesso para a corrida. O organizador reserva o direito de fazer certas alterações sempre que necessário, que serão comunicadas o mais breve possível. Se houver algum erro ortográfico, ou dúvidas sobre os regulamentos de corrida que foram traduzidos para o inglês do português, ou qualquer outro tipo de erros, os regulamentos em português são os que prevalecem.

 

1. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

O Azores Trail Run® - Windmills Trail é um evento de Trail Running, composto por duas provas de Trail Running, WT (ATRP) e WT (OPEN) que decorre na ilha Graciosa, no arquipélago dos Açores.

 

1.1. IDADE MÍNIMA DE PARTICIPAÇÃO NAS DIFERENTES PROVAS

A idade mínima para participação é de 18 anos, completados até ao dia de realização da prova.

​

1.2. INSCRIÇÃO REGULARIZADA

A inscrição no Azores Trail Run® - Windmills Trail implica compreender e aceitar sem reservas as regras e o regulamento da prova. O participante deverá preencher o Termo de Responsabilidade e entregá-lo, em formato papel, aquando do Check-In, no secretariado do evento. Este documento deverá ser descarregado no website oficial do evento.
Deverá também proceder ao pagamento da respetiva taxa de inscrição, sendo que não é necessário o envio do respetivo comprovativo de pagamento.

 

1.3. CONDIÇÕES FISICAS

Cada atleta deve ter plena consciência da necessidade de possuir a condição física adequada às características destas provas de extrema exigência, que alia a elevada dureza do terreno a um considerável desnível e a uma longa quilometragem a cumprir, em condições meteorológicas (exposição ao sol, chuva, frio, vento, nevoeiro) imprevisíveis, que podem ser adversas e eventualmente variáveis ao longo da duração da prova.
Cada atleta deverá aferir das suas capacidades reais de autonomia em montanha que lhe permitam reagir adequadamente na gestão de problemas intrínsecos a este tipo de provas, como sejam a fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares e as lesões.
É recomendável que todos os participantes realizem um exame médico desportivo que ateste a sua aptidão para a realização deste tipo de atividade física.
Em qualquer momento, antes da realização da prova ou durante o decurso da mesma, a organização reserva-se ao direito, se assim o entender, de afastar um atleta caso este apresente algum sinal de patologia que coloque em causa a sua saúde e o seu bem-estar.
Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, etc.

 

1.4. DEFINIÇÃO POSSIBILIDADE AJUDA EXTERNA

É permitida a ajuda externa aos participantes apenas junto aos locais de abastecimento, definidos pela organização.

 

1.5. COLOCAÇÃO DORSAL/PEITORAL

O peitoral é pessoal e intransmissível, devendo o mesmo ser colocado de forma bem visível, durante toda a prova, ou seja, deve ser posicionado sobre a roupa, na zona do peito ou do abdómen e não pode ser, por qualquer razão, fixado sobre a perna, nas costas ou mochila.

​

1.6. REGRAS CONDUTA DESPORTIVA

Um atleta será punido com desclassificação no caso revele algum sinal de conduta antidesportiva
Casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela organização, obrigando-se a mesma a dar, para esse efeito, o respetivo conhecimento às partes interessadas, do modo que considerar mais adequado. São veículos privilegiados de transmissão de informação, o site oficial e a página facebook do evento.
O Azores Trail Run® - Windmills Trail, é um evento que promove e privilegia, acima de tudo, o fair-play e o respeito pela natureza.

 

2. PROVA

2.1. APRESENTAÇÃO DA PROVA(S) / ORGANIZAÇÃO

O Azores Trail Run® - Windmills Trail Adventure é um evento desportivo de trail running, que irá decorrer na Ilha Graciosa a 23 de novembro de 2019, e que será composto por duas provas longas: WT (ATRP) e WT (OPEN).

 

Organização

O evento Azores Trail Run® - Windmills Trail é organizado pelo Clube Independente Atletismo Ilha Azul (CIAIA), com o NIPC: 512030286 e sede na Rua Capelo Ivens, Apartado 194, 9900 Horta, Açores.

 

Direção de prova

O Diretor da prova será Mário Leal, ultramaratonista e membro da direção do CIAIA.

 

Limite de participantes

Devido a razões de logística o Azores Trail Run® -Windmills Trail é limitado a 80 participantes.

TOPO

Caracterização do evento e descrição dos percursos

O Azores Trail Run® - Windmills Trail, será constituída por duas provas competitivas:

 

Windmills Trail (ATRP e OPEN)

Ao longo de cerca de 40 quilómetros, o Windmills Trail percorre grande parte do litoral da Graciosa, que tem em uma área aproximada de 60,66 km² e formato grosseiramente oval, com 12,5 km de comprimento e 7,5 km de largura máxima. É a menos montanhosa das ilhas açorianas, atingindo 405 metros de altitude máxima no bordo sul da Caldeira. Esta baixa elevação confere à ilha um clima temperado oceânico, caracterizado pela menor pluviosidade do arquipélago. A baixa pluviosidade leva à relativa secura da ilha, o que lhe dá no fim do estio uma tonalidade esbranquiçada, que associada ao casario branco das povoações lhe deu o epíteto de "ilha Branca". Tem 4 391 habitantes (2011), na maioria concentrados na sede do único concelho da ilha, a vila de Santa Cruz da Graciosa, cujo centro histórico constitui, pela riqueza e equilíbrio da sua arquitectura, uma zona classificada. No passado, quando a população foi muito superior à actual, a falta de água constituiu um sério problema, levando à construção de reservatórios (tanques) e cisternas de vária natureza e aos emblemáticos tanques ("pauis") que são hoje a marca da principal praça de Santa Cruz da Graciosa. A paisagem da Graciosa é de grande beleza, conjugando o verde das pastagens com o branco das casas isoladas e das povoações. Um dos "ex libris" da ilha é uma formação rochosa de grandes dimensões, em frente ao farol da Ponta da Barca, com uma configuração muito parecida com uma baleia vista de perfil. Possui campos férteis e aplainados que produzem milho, hortícolas, fruta (principalmente a meloa) e vinho e onde se cria gado bovino, hoje a principal fonte de riqueza da ilha.

​

2.2. PROGRAMA / HORÁRIO

Os atletas participantes que pretendam usufruir do transporte disponibilizado pela organização, deverão apresentar-se no local e hora indicados no website oficial da prova.

A data e hora das partidas de cada uma das provas constam do programa existente no website oficial do Azores Trail Run® e que pode ser acedido clicando aqui.

​

2.3. DISTANCIA (CATEGORIZAÇÃO POR DISTÂNCIA)/ ALTIMETRIA (DESNÍVEIS POSITIVO E NEGATIVO ACUMULADOS)/ CATEGORIZAÇÃO DE DIFICULDADE ATRP/ CAMPEONATO QUE INTEGRA / PONTOS MONT-BLANC®

2.4. MAPA/ PERFIL ALTIMÉTRICO/ DESCRIÇÃO PERCURSO

Todas as provas têm alguma dificuldade técnica e incluem, trilhos pedestres, com degraus, terra e pedras, pastagens e estradões.

A organização sinalizará o percurso com bandeiras vermelhas e placas de sinalização vertical. É imperativo seguir os caminhos sinalizados sem tomar atalhos. Os participantes, se deixarem de ver sinalização durante aproximadamente 200 metros, deverão voltar para trás até encontrar novamente a respetiva sinalização. O bom senso deverá imperar.

WT (ATRP e OPEN)

A prova terá um desnível positivo de 1760 metros, sendo o ponto mais elevado atingido à cota de 409 metros, e o ponto de cota mais baixa situado a 0 metros.

TracedeTrail_WT
Perfil_WT.png

2.5. TEMPO LIMITE

Os percursos, tempos e locais de controlo de passagem poderão sofrer ajustamentos até à data de realização da prova, em função de contingências climatéricas e do terreno.

Qualquer atleta que se apresente num posto de controlo após o tempo estabelecido verá o seu peitoral retirado por um membro da organização e deverá abandonar a prova pois deixará de haver assistência desse ponto em diante, não sendo possível, quer à organização quer aos serviços de assistência, garantir a sua segurança.

Qualquer atleta que, por sua iniciativa, decida retirar-se da prova deverá informar a organização, para evitar que os serviços de assistência centrem a sua atenção num atleta alegadamente desaparecido, negligenciando o apoio aos atletas ainda em prova.

 

2.6. METEDOLOGIA DE CONTROLO DE TEMPOS

Será utilizado um sistema eletrónico de controlo de tempos. O processo de controlo de tempos do atleta será manual em alguns locais do percurso, sendo feito por chip noutros locais com recurso a tapetes.

O chip será fixado na parte superior exterior do sapato do atleta, o qual, possibilita o registo da passagem do atleta. No fim da prova este chip tem de ser devolvido à organização ou a equipa de cronometragem.

​

2.7. POSTOS DE CONTROLO

Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela organização. Os postos de controlo de passagem poderão sofrer ajustamentos até à data de realização da prova, em função de contingências climatéricas e do terreno.

Haverá outros pontos, de localização não divulgada pela organização, de controlo do correto cumprimento do traçado por parte dos atletas (controlo manual). Não passar em um ou mais pontos de controlo, levará à desclassificação do participante. O controlo inicial e final será feito através de chip eletrónico.

2.8. LOCAIS DOS ABASTECIMENTOS/APOIO EXTERNO

Os postos de abastecimento irão disponibilizar aos participantes comida e bebida para ser consumida no local.

​

WT (ATRP e OPEN)

2.9. MATERIAL OBRIGATÓRIO/ MATERIAL RECOMENDADO / VERIFICAÇÕES DE MATERIAL

No dia em que levantar o dorsal, o atleta tem de levar e apresentar no secretariado o material obrigatório exigido pela organização, para a prova que irá participar.

No início, durante e no final de qualquer das provas poderá ser verificado, por parte de membros da organização, se cada atleta se faz acompanhar do material obrigatório, a seguir listado:

*dependendo das condições meteorológicas a organização pode exigir

 

- Qualquer participante que inicie a competição com bastões, terá de transportá-los até à linha de chegada. É expressamente proibido ter acesso ou abandonar os bastões em qualquer parte do percurso.

 

- Por questões de segurança, é recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, no intuito de confirmarem que está em perfeitas condições para a realização da prova

 

2.10. INFORMAÇÃO SOBRE PASSAGEM DE LOCAIS COM TRAFEGO RODOVIÁRIO

Durante o percurso de ambas as provas há a possibilidade de ocorrência de tráfego rodoviário conforme se pode observar nos mapas do traçado das provas em Percursos, pelo que os atletas deverão estar atentos e com precaução).

​

2.11. PENALIZAÇÕES/ DESCLASSIFICAÇÕES

2.12. RESPONSABILIDADES PERANTE O ATLETA/ PARTICIPANTE

Os participantes inscritos no Azores Trail Run® - Windmills Trail aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes de qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.

 

2.13. SEGURO DESPORTIVO

O organizador subscreve um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais durante a vigência do evento. Este seguro garante a cobertura das suas responsabilidades, das dos seus colaboradores e participantes.

As Condições de seguro poderão ser lidas nos seguintes links (Responsabilidade Civil e Acidentes Pessoais).

 

3. INSCRIÇÕES

3.1. PROCESSO INSCRIÇÃO

As inscrições feitas na página web www.myazorestrailrun.com

Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor da mesma no prazo estipulado. A veracidade dos dados fornecidos é da responsabilidade do participante, salientando-se a importância da exatidão dos mesmos para efeitos de seguro.

Os meios de pagamento disponíveis são: MB – Multibanco (só para território nacional e válida por 3 dias); Cartão de Crédito e PayPal.

Não é necessário o envio do comprovativo de pagamento.

Após confirmação do pagamento, o nome do atleta vigorará na lista de inscritos.

O pagamento da taxa de inscrição implica uma reserva de lugar, pessoal e intransmissível.

Qualquer esclarecimento adicional deverá ser solicitado por e-mail para info@azorestrailrun.com

​

3.2. VALORES E PERÍODOS DE INSCRIÇÃO

O período de inscrições decorrerá entre 1 de agosto de 2018 a 15 de outubro de 2018.
As taxas de inscrição são as seguintes:

Ao inscrever-se, o atleta está implicitamente a concordar na íntegra com o presente regulamento. Cada inscrição é pessoal e intransmissível.

​

3.3. CONDIÇÕES DEVOLUÇÃO DO VALOR DE INSCRIÇÃO

A organização reserva-se o direito de não devolver o valor da inscrição dos atletas já confirmados mesmo em caso de desistência antecipada, caso estes não tenham subscrito o seguro de inscrição disponibilizado no formulário de inscrição. O reembolso das taxas pagas será feito na totalidade caso tenha subscrito. A data limite para pedir reembolso é até ao último dia das inscrições. Após a data limite não há reembolso mesmo que tenha subscrito o seguro de inscrição.

 

O reembolso apenas poderá ser solicitado quando um participante tiver comprovadamente:

1. Doença grave imprevista, gravidez, lesão grave, ou morte do próprio ou de uma pessoa próxima deste ou do seu substituto em exercício no local de trabalho, tornando a presença do segurado essencial no local de trabalho;

2. Danos graves à propriedade da pessoa segurada no seu local de residência, pelo fogo, tempestade, roubo ou danos causados pela água, fazendo a sua presença indispensável na residência;

3. O cancelamento deverá ser solicitado por e-mail.

 

A organização não procederá ao ‘congelamento’ de inscrições.

Em caso de alteração de percursos ou cancelamento de qualquer das provas, seja por questões de ordem meteorológica adversa ou outros motivos de força maior, impeditivos da realização das mesmas, o valor das taxas de inscrição não será devolvido, nomeadamente quando as autoridades impeçam a realização da prova.

 

3.3.1. ALTERAÇÃO DE PROVA

É permitida a alteração de prova dentro do período de inscrições nas seguintes condições:

- Sempre que houver disponibilidade de lugares

- Caso já tenha pago a inscrição:

               - Se for para uma prova com valor superior o participante terá de pagar a diferença do valor entre as provas, nos valores em vigor à data da alteração

                - Se for para uma prova com valor inferior o participante não terá direito a reembolso da diferença do valor entre provas

- Caso ainda não tenha pago a inscrição:

                - Seja upgrade ou downgrade de prova, não haverá pagamento de qualquer valor extra

 

Após o fim do período das inscrições não é permitido a alteração de prova.

 

3.4. MATERIAL INCLUÍDO / NÃO INCLUÍDO / EXTRAS COM A INSCRIÇÃO

Inclui:

- Peitoral (o peitoral é pessoal e intransmissível)

- Transfer de autocarro durante a prova

- Seguro Desportivo

- T-shirt Técnica

- Abastecimentos ao longo da prova

- Prémio de finisher (a todos os atletas que completem a respetiva prova)

- Cerimónia de entrega de prémios

 

Não inclui:

- Alojamento

- Ligações Aéreas

- Ligações Marítimas

​

Extras:

- Cerimónia de Entrega de Prémios (Acompanhante Adulto): 14€

- Cerimónia de Entrega de Prémios (Acompanhante Criança): 9€

- Seguro de Inscrição: 10€

 

3.5. SECRETARIADO DA PROVA/ HORÁRIOS E LOCAIS

O secretariado funcionará na Ilha Graciosa (local a definir) no dia 22 de Novembro entre às 14h e 20h.

 

3.6. SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

3.6.1. TRANSFERES DE AUTOCARRO

Transfers de Santa Cruz das Graciosa até ao início da prova.
Dia 23-11-2018
             WT (ATRP):
               concentração dos atletas no secretariado às 8h, saída às 8h15
             WT (OPEN):
               concentração dos atletas no secretariado às s 8h, saída às 8h15

 

4. CATEGORIAS E PRÉMIOS

4.1. DEFINIÇÃO DATA, LOCAL E HORA ENTREGA PRÉMIOS

Gracioso Futebol Clube

​

4.2. CATEGORIAS ETÁRIAS/ SEXO INDIVIDUAIS E EQUIPAS

Em todas as provas, para além da classificação geral absoluta, serão considerados os seguintes escalões, referentes à idade do participante à data de 31 de outubro de 2019:

​

Geral M/F
SUB 23 M/F - 18 aos 22 anos
Seniores M/F  - 23 aos 39 anos
M40/ F40 - 40 aos 44 anos
M45/ F45 - 45 aos 49 anos
M50/ F50 - 50 aos 54 anos
M55/ F55 - 55 aos 59 anos
M60/ F60 - 60 aos 64 anos
M65/ F65 - mais de 65 anos

​

Equipas

O apuramento da classificação por equipas será efetuado com base nas três melhores classificações dos respetivos atletas.

​

Prémios

Os prémios serão entregues na cerimónia a realizar de acordo com o que está no programa.
Todos os atletas que terminem a respetiva prova têm direito a prémio finisher que será entregue na meta / chegada da respetiva prova.

 

4.3. PRAZOS PARA RECLAMAÇÃO DE CLASSIFICAÇÕES

As reclamações deverão ser dirigidas por escrito ao secretariado da prova no prazo máximo de 1 hora após a chegada do último atleta, acompanhado do valor de 50€. Caso a reclamação seja aceite, este valor ser-lhe-á devolvido. Os sócios da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) terão 1 semana para reclamar (no que respeita ao ranking da ATRP).

 

5. DIREITOS DE IMAGEM

A organização reserva em exclusivo o direito à imagem da prova. A inscrição na prova e a consequente aceitação deste regulamento implica a autorização do participante à gravação de imagens derivadas da sua participação, podendo a organização utilizá-las na divulgação e promoção da prova em qualquer suporte. Desta forma, o participante cede à organização todos os direitos de imagem relativos à utilização desses registos. Qualquer projeto ou suporte publicitário deve ter prévia autorização da organização.

 

6. INFORMAÇÕES

 

6.1. MODIFICAÇÕES

Estas regras podem ser editadas, alteradas ou melhoradas a qualquer momento pela entidade organizadora, sem aviso prévio.

 

6.3. OUTROS

O Comissariado de prova e Diretor de prova decidirá sobre todos os assuntos relacionados com o evento e que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.

bottom of page